O que pode ocasionar a infertilidade feminina?

23rd of April, 2025
Taxas

Falamos em infertilidade quando pelo menos depois de um ano de relação sexual desprotegida regular (2-3 vezes por semana) ainda não ocorre gravidez. 

De acordo com números da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 50 a 80 milhões de pessoas em todo o mundo podem ser inférteis. Só no Brasil, esse número chega a cerca de 8 milhões. São várias as causas da infertilidade, podendo estar relacionada a fatores da mulher, do homem ou devido à associação de dificuldades de ambos.

Quais são as principais causas da infertilidade feminina?

Idade

Estudos apontam que o topo da fertilidade feminina ocorre dos 24 a 25 anos. Após essa idade, ela diminui pouco a pouco e percebe-se uma queda repentina após 35 anos. A partir daí, a qualidade das ovulações é mais baixa e o risco de aborto espontâneo ou infertilidade feminina aumenta.

A saber, um dos tratamentos com melhor resposta nesse caso é a doação de óvulos (ovodoação). Nele, os óvulos de uma doadora são fecundados e depois implantados no útero de uma receptora. Por certo, todo o procedimento é seguro e completamente sigiloso. 

Endometriose

Endometriose é uma doença em que o endométrio é implantado fora da cavidade uterina. Dessa forma, os sintomas podem variar de uma mulher para outra, sendo comumente relatado dores ao menstruar, ao ter relação sexual, e em alguns casos, até mesmo no intestino. 

Atualmente, para seu diagnóstico utilizamos a combinação de dois métodos não invasivos: ultrassom transvaginal e pélvico com preparo intestinal, e ressonância nuclear magnética da pelve. A terapia depende do estágio da doença e da sintomatologia clínica da paciente. A princípio, como regra geral, se houver sintomas importantes que afetem a qualidade de vida da paciente, pode-se optar por videolaparoscopia. Essa é uma cirurgia pouca invasiva que, quando bem realizada, é bastante eficiente no alívio de tais sintomas. 

Entretanto, se o sintoma principal da endometriose for a infertilidade, sem grandes alterações da qualidade de vida, opta-se por algum tratamento para engravidar, em que se destaca a Fertilização In vitro. 

Problemas nas Trompas:

As trompas de falópio são duas estruturas em formato de cano que saem do útero e tem três grandes funções no processo reprodutivo:

  1. São as responsáveis por pegar os óvulos dos ovários quando este ovula;

  2. São elas o caminho de encontro do óvulo com os espermatozóides (formando assim o embrião);

  3. E, finalmente, as trompas empurram o embrião formado para dentro da cavidade uterina, onde este vai “morar” por 9 meses. 

Sendo assim, alterações nas trompas podem afetar de forma importante a função reprodutiva das mulheres. Qualquer situação que leve a alterações inflamatórias da pelve, pode resultar em distúrbios de funcionamento das trompas. Assim sendo, as principais causas destes processos inflamatórios pélvicos são: endometriose, infecções pélvicas e cirurgias pélvicas anteriores. 

Em termos de tratamento para ajudar a mulher com estas alterações a engravidar, podemos optar por videolaparoscopia para correção da função das trompas ou realização de Fertilização In vitro. 

Problemas de origem ovariana

Os ovários saudáveis ​​e em funcionamento são necessários para liberar o óvulo e permitir que ele encontre um espermatozoide. Infelizmente, existem várias razões pelas quais os ovários volúveis interferem na ovulação, entre elas:

  • A síndrome dos ovários policísticos;

  • Mau funcionamento da hipófise e do hipotálamo (as glândulas do cérebro que liberam hormônios femininos);

  • Radioterapia ou quimioterapia realizada para tratar o câncer;

  • Endometriose;

  • Menopausa (ou seja esgotamento dos óvulos da reserva ovariana);

  • Distúrbios nutricionais (seja perda ou ganho extremos de peso);

O estilo de vida 

Um estilo de vida inadequado pode promover a infertilidade feminina. Portanto, procure não fumar, não beber e mantenha o estresse e alimentação sob controle. Isso pode aumentar a fertilidade a longo prazo e, assim, reduzir o risco de infertilidade feminina.

Como tratar a questão da infertilidade?

Algumas causas de infertilidade podem ser tratadas. Por exemplo, existem deformidades que podem ser corrigidas por cirurgia, ou o tratamento pode ser prescrito para resolver um desequilíbrio hormonal. E ainda medicamentos que podem estimular os ovários a forçar a ovulação quando a mulher tem um distúrbio ovulatório.

Quando a infertilidade está ligada a uma doença ou tratamento crônico, um melhor gerenciamento da doença ou uma mudança na medicação às vezes pode melhorar a fertilidade. 

Já em uma situação na qual o problema de origem não pode ser tratado, mesmo assim, na grande maioria dos casos, a Fertilização In Vitro permite que a gravidez ocorra.

Para saber qual é o melhor tratamento para o seu caso, entre em contato com os nossos profissionais.